quinta-feira, 28 de julho de 2011

Início das aulas, vendo outra realidade

Segunda demanha, direto para aula, minha irma me deixou no LUAS, um trem eletrico que tem aqui, muito legal. Eu deveria descer do luas e ir reto, mas, acreditem, eu sai para a direita....
Andei muito, dei uma puta volta ao redor do St. Stephens Green Park que eh gigante e o ponto de referencia seria o portao do park, entao, cheguei no portao, ao lado da estacao do luas, praticamente do ponto de onde sai.. risos...
Entrei na sala de aula, soh brasucas, incrivel, doze brasileiros, um chines, um malasiano e um japones. Eu simplismente nao entendia nada, absolutamente nada do que o professor falava. Um colega disse para eu ter calma, que o ouvido ia afinando com o tempo, isso eh uma verdade, depois de uma semana voce comeca a entender melhor as palavras, mas eh o tipo de coisa que voce soh acredita vendo, no momento que ele me disse isso eu nao acreditei. Mais desespero...
Na escola que vi a outra realidade que falo, tem muito brasileiro desempregado nesse lugar. Tem pessoas que estao aqui faz tres meses e ainda nao tem emprego, que se aparecer oportunidade de juntar bosta com a mao, eles pegam. Nao eh assim facil, nao venha para cah achando que logo vai trabalhar que isso pode nao acontecer. Trabalho aqui eh na cagada, como foi comigo. Tem pessoas que diariamente entrega 50 curriculuns, pessoas que jah tem mais de 500 curriculuns entregues e nada.... Outros foram entregar curriculuns em estabelecimento comercial e chegou lah o cara oferece emprego para trabalhar na casa dele. Assim aconteceu com um brasileiro, ele foi entregar curriculum numa farmacia e o cara convidou ele para ser au pear para o filho dele. Aqui as familias contratam homens para ser au pear (cuidar de crianca) para meninos. Interessante isso, no Brasil isso nao acontece. Outra moca quando chegou em Dublin foi de onibus para sua host family (casa de familia onde se fica por um periodo) trocou conversa com uma mulher irlandesa no onibus e a mulher deu emprego de cleaner na casa dela. (cleaner = faxineira). Aqui brasileiro anda na rua olhando para o chao para ver se nao encontra moedas, e a gente encontra... Irish (irladeses) nao gosta de moeda, se cai no chao eles deixam. Tem dias que junto tres euros (R$ 8.40) soh de moeda quando acaba a balada no pub.

Aqui balada e bebedeira custa mais caro:

Uma pint de cerveja, +- 500ml chega a custar 6.50 euros (R$ 18.20)
Uma carteira de cigarro custa 7.50 euros (R$ 21.00)

Entao se vier do Brasil, traga cachaca para fazer caipira e cigarros para sua intoxicacao barata.. risos... E se tiver alguem vindo do Brasil me dah um toque que quero cigarro, pago quando chegar aqui.

Brasileiro aqui nao faz muita questao de ajudar brasileiro, eu sinceramente, o que eu posso fazer para aqueles que estao chegando eu faco, meu, eh muito ruim voce chegar num lugar sem saber nada, outra cidade, outra cultura, outra lingua, outras leis.. dah muita inseguranca. Se precisar de mim podem contar.

Aluguel, vc paga praticamente dois meses quando entra na casa, voce paga o deposito que vc recebe quando sai do imovel mais o aluguel do mes. Outra dica, nao venha somente com os mil euros do deposito na conta, eh pouco, venha com no minimo dois mil euros. Tem brasileiros aqui penando por que vieram somente com mil euros, acharam lugar para morar onde paga 300.00 euros de aluguel, que aqui tambem eh muito caro, de cara tiveram que desembolsar 300.00 euros do deposito, masi 300.00 do aluguel do mes e ficaram somente com 400.00 euros no bolso. Nao facam isso... tem muito nego aqui passando aperto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário